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Como calcular o preço de venda de vidros

A instalação de vidros envolve diversas variáveis, tais como dificuldade de transporte, complexidade de alguns tipos de instalações, nível de exigência dos clientes em determinadas regiões, respeito a normas técnicas e grande variedade de materiais. Neste artigo passamos algumas dicas sobre como vidraceiros devem calcular o preço de venda de vidros.

Uma pergunta que sempre causa discussões em grupos de WhatsApp de vidraceiros é sobre como se deve calcular o preço de venda de vidros. Se um vidraceiro diz que cobra, por exemplo, o custo do material utilizado multiplicado por dois, haverá, nesse mesmo grupo, quem comente que ele está explorando o cliente e também quem considere que está cobrando pouco, dependendo da complexidade do serviço. Isso acontece porque, realmente, calcular esse valor é um desafio.

Vidro é mais que um produto

Vidraceiros não vendem somente um produto. A venda é feita mediante uma visita técnica por um profissional que deve prestar uma assessoria ao cliente, apontando a melhor solução seguida das medições necessárias. Esse deslocamento inicial de profissional especializado deve entrar na conta. Algumas vidraçarias até adotam, como norma interna, a cobrança dessa visita, cujo valor é descontado, na hipótese do cliente aprovar o orçamento.

Em seguida existe o trabalho de cálculo de descontos e repasse de desenhos, para produção de vidros pela têmpera ou laminadora. E, para calcular o preço de venda dos vidros é preciso incluir o custo da estrutura, da energia, da luz elétrica, do software de cálculo e outros.

Depois vem a fase de compra de ferragens, perfis, kits, ferragens e insumos para que a instalação seja executada. De posse de tudo existe o deslocamento, que deve ser calculado lembrando-se de que o vidro é um material, de forma geral, frágil, pesado e perigoso.

Riscos envolvidos

Por se tratar de uma instalação sujeita a riscos em muitos casos, a vidraçaria deve prever eventuais erros de medição, quebra de vidros e problemas na instalação ou após ela, dentro do período de garantia.

Deve entrar na conta dos custos, para cálculo do preço de venda dos vidros, também a necessidade de divulgação para a próxima venda, que pode ser feita de diversas formas, sendo a mais atual a manutenção de anúncios nos buscadores e mídias sociais.

Sem “pagar para trabalhar”

Portanto, a dica base não esquecer de incluir todos os custos da vidraçaria em cada orçamento. Essa consciência evita que, como se diz popularmente, a vidraçaria “pague para trabalhar”. Em algumas regiões, o nível de concorrência que existe para se conquistar um serviço pode induzir o proprietário ao erro. Especialmente porque, como é fartamente comentado no setor, alguns preços baixos estão nitidamente fora da realidade.

Tempo de execução no preço de venda

Porém, ter todos os custos em mãos não é suficiente para garantir a saúde financeira da empresa, como pode ocorre em outros segmentos. Alguns tipos de instalações envolvem riscos, como a furação de canos, quebra de porcelanatos durante a furação. E outros tipos de instalação, mais complexas, podem exigir mais tempo de trabalho dos profissionais instaladores. Um box para banheiros, por exemplo, pode ser classificado como uma das instalações mais simples. Enquanto em um dia é possível a instalação de quatro ou cinco boxes, no envidraçamento de uma sacada ou de uma cobertura com vidros laminados é possível que se gastem até dois dias para uma única instalação, geralmente com metragens de vidros semelhantes.

Controle do fluxo de caixa

De acordo com orientações do Sebrae, o cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos aponta para o sucesso ou a derrota, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maiores as chances de ganhar no resultado final do negócio.

Porém, no ramo das vidraçarias, nem sempre comprar pelo menor preço é a fórmula ideal. Existem diferenças de produtos e serviços prestados às vidraçarias. Em alguns casos é preferível trabalhar com fornecedores competentes, que entregam bons produtos e nos prazos adequados do que com fornecedores que trabalham somente sobre o fator preço, fornecendo vidros ou insumos para a instalação que irão dar problemas futuros, ou que irão atrasar a entrega, prejudicando os cronogramas dos envidraçamentos.

Também é muito importante manter uma planilha de fluxo de caixa para administrar os pagamentos de forma correta. Com isso, será mais fácil se organizar para pagar as contas pontualmente e, assim, obter vantagens junto aos fornecedores.

Um desafio comum para qualquer vidraçaria é definir os valores cobrados pelos seus serviços. A precificação abaixo do custo pode comprometer a margem de lucros da empresa, enquanto a precificação alta pode acabar afastando clientes.

Olhar para fora

A definição do preço também precisa olhar para fora da empresa: Ele deve ser atrativo na comparação com a concorrência e se conectar à percepção de valor do cliente.

Aliás é essa percepção que realmente importa, pois, um cliente pode desprezar uma vidraçaria simplesmente por considerar o preço muito baixo, gerando suspeita de baixa qualidade. O vidraceiro deve, portanto, saber o que seu cliente espera e adequar o valor a essa expectativa.

Quando bem estruturado, o vidraceiro deve valorizar a qualidade e o diferencial dos seus serviços, evitando colocar o foco em levar o preço para baixo e buscando atrair principalmente os clientes que valorizam seu trabalho, não os que querem apenas desconto sem qualidade.

Fuga da concorrência com produtos diferenciados

O desafio para poder alcançar o que todo mundo quer é conseguir encaixar-se em um ambiente de menor concorrência – o que é muito difícil. Por isso, a escolha de estratégias e produtos inovadores, tais como vidros serigrafados em substituição a algumas aplicações de vidros temperados ou, em uma citação mais específica, o Box Privacidade, da Pacaembu Vidros ao invés de um box comum, é uma necessidade.

Leia também: Tudo sobre vidros serigrafados

Sobre a Pacaembu Vidros

A Pacaembu Vidros atua no mercado de vidros desde 1991, como Processadora de Vidros, Produtora de Vidros Serigrafados e Espelhos. Atendendo a diferentes segmentos do mercado, como vidraçarias, construtoras, indústria moveleira e outras. Para mais informações, ligue ou preencha nossa ficha de contato

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